Os trinta e cinco anos são um marco na vida da mulher. As células começam a multiplicar-se lentamente e é nesta altura que os traços começam a ficar marcados no rosto... É quando os genes se deterioram com facilidade e as defesas ficam diminuídas. Não conseguimos deter este processo, mas podemos não facilitá-lo.
A pressa e o fumo estão entre os maus hábitos da vida actual que envelhecem muitas pessoas antes do tempo.
Para acabar com isso, nada melhor que pedir ajuda à natureza. E não estamos a falar de cosméticos ou cirurgias: produtos do quotidiano, como tomates e azeite de oliva, são os melhores aliados para se manter jovem e saudável. Para atrasar o envelhecimento da pele, a solução mais saudável está na natureza.
Produtos como café, azeite de oliva e frutas cítricas não só ajudam as pessoas a se manterem jovens por dentro e por fora, como também previnem doenças tão comuns actualmente, como o cancro.
O oxigénio, apesar de nos garantir a vida, também produz moléculas prejudiciais ao nosso organismo, que são os radicais livres. Com o passar do tempo, outros factores externos, como a poluição e o sol, além de certos vícios, como o álcool e o tabaco, também contribuem para sua formação.
Uma dieta anti-envelhecimento com efeito “lifting”, baseada em nutrientes com poder anti-oxidante melhoram o tom e brilho da pele. Os alimentos principais são os que contêm vitaminas A, C e E, como é o caso da cenoura, do tomate, das frutas cítricas e do azeite de oliva.
Também ajudam os produtos ricos em cobre (frutos secos, legumes e soja), em selênio (cereais integrais, fermento de cerveja, germe de trigo e produtos lácteos) e em zinco (ovo, fígado e carne).
A água, por sua vez, é fundamental, porque sua falta resulta na desidratação e deterioração celular – causadoras do envelhecimento.
Especialistas em técnicas anti-envelhecimento acreditam que a restrição das calorias é uma das melhores formas de manter-se jovem por mais tempo. Além de uma dieta adequada, recomenda-se a prática moderada de exercícios e o controle do stress.
A herança genética é importante, mas está claro que, se nos cuidarmos, será uma vantagem. Vigiar as calorias não significa abdicar de alguns alimentos. Pelo contrário: o chocolate, com alto valor calórico, pode ser um magnífico aliado em nossa luta contra os efeitos do tempo no corpo desde que consumido com moderação. O mesmo acontece com outro produto que sempre foi considerado prejudicial para a saúde: o café. Mesmo com os riscos de dores de estômago e uma maior pressão sanguínea, dois ou três ao dia representam uma boa quantidade de anti-oxidantes no seu organismo.
Atenção ao sol! Evite as horas de maior calor, não saia de casa sem protecção solar. Finalmente use sempre bons cremes e nunca durma com a maquilhagem. De vez em quando faça umas férias descontraídas e na entrada do outono faça sempre uma boa limpeza de pele assim como antes do início do verão.