quarta-feira, 21 de maio de 2008

Faro- Capital da Região Algarvia


Na foto abaixo do texto, podemos ver uma imagem da Marina de Faro, Capital do Algarve.
A cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto português com ligações frequentes a Lisboa e às grandes capitais europeias, bem como a muitos outros destinos do Norte da Europa, afirmando cada vez mais a valência cosmopolita da cidade de Faro como capital da mundialmente conhecida estância turística em que o Algarve se converteu nas últimas décadas.
Faro possui um clima temperado mediterrânico, tendo temperaturas médias mensais que oscilam tipicamente entre os 18ºC e a máxima que pode ser atingida é de 40ºC nos meses de Verão. A temperatura raramente desce abaixo dos 10ºC.
Graças ao seu invejável clima, a capital da região turística do Algarve é muito procurada por turistas do Norte da Europa durante todo o ano
Faro é também muito conhecida pela concentração motard que tem lugar anualmente sob a organização do Moto Clube de Faro. Esta associação foi criada em 1979 por um grupo de amigos motociclistas, tendo vindo a ser oficialmente formada e legalizada.
Actualmente com mais de 400 membros, é reconhecida pela Federação Europeia de Motociclismo (FEMA), organizando diversos eventos anualmente dos quais se destaca a concentração motard que começou com 200 participantes, e que actualmente já conta com mais de 30.000. Sendo o maior evento do género em Portugal , conta com participantes vindos um pouco de toda a Europa, sendo um dos grandes atractivos turísticos da cidade.
O grande destaque do concelho é a Ria Formosa que constitui um sapal que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota. Trata-se de uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural. A sul é protegida do Oceano Atlântico por um cordão dunar, formado por duas penínsulas (a de Faro, que engloba a praia do Ancão e a praia de Faro; e a de Cacela, que engloba a praia da Manta Rota) e cinco ilhas barreira arenosas (Ilha da Barreta, Ilha da Culatra, Ilha da Armona, Ilha de Tavira e Ilha de Cabanas), que servem de protecção a todo o Parque Natural. É uma zona húmida de importância internacional como habitat de aves aquáticas, sendo alvo de muitos estudos realizados pelos alunos da Universidade do Algarve.
Sendo a minha cidade natal deixo aqui o convite para a visitarem

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá, sendo um visitante assíduo da cidade de Faro, espero que continue a divulgar esta bonita região. E quanto ao blog, está muito interessante, já está na minha lista de favoritos. Um abraço.

Anónimo disse...

belo texto,e bem descrito,a continuar !Força

leonardo disse...

Olá Conceição, eu sou o Leonardo do Jornal defesa dos Animais onde você deixou um belo comentário para a Ana. Já enviei para ela. Estive aqui no seu blog e vejo que você escreve muito bem e é muito sensata. Gostaria de convidá-la para participar do meu jornal, pode ser escrevendo artigos ou participando da entrevista, que tal? Pois vejo que você gosta dos animais. Fico aguardando. Um abração!

MCRamos disse...

Certamente amigo Leonardo! Terei imenso prazer em participar ou escrever alguns artigos para o seu jornal. Estimo e gosto muito de animais, pois sempre fizeram parte do meu agregado familiar. Vou de fim de semana para o Algarve e logo que tiver disponível,contacta-lo-ei. Um abraço, Conceição

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e