sexta-feira, 23 de maio de 2008

ENVELHECER Tarde, Pouco e Bem

Os trinta e cinco anos são um marco na vida da mulher. As células começam a multiplicar-se lentamente e é nesta altura que os traços começam a ficar marcados no rosto... É quando os genes se deterioram com facilidade e as defesas ficam diminuídas. Não conseguimos deter este processo, mas podemos não facilitá-lo.

A pressa e o fumo estão entre os maus hábitos da vida actual que envelhecem muitas pessoas antes do tempo.

Para acabar com isso, nada melhor que pedir ajuda à natureza. E não estamos a falar de cosméticos ou cirurgias: produtos do quotidiano, como tomates e azeite de oliva, são os melhores aliados para se manter jovem e saudável. Para atrasar o envelhecimento da pele, a solução mais saudável está na natureza.

Produtos como café, azeite de oliva e frutas cítricas não só ajudam as pessoas a se manterem jovens por dentro e por fora, como também previnem doenças tão comuns actualmente, como o cancro.

O oxigénio, apesar de nos garantir a vida, também produz moléculas prejudiciais ao nosso organismo, que são os radicais livres. Com o passar do tempo, outros factores externos, como a poluição e o sol, além de certos vícios, como o álcool e o tabaco, também contribuem para sua formação.

Uma dieta anti-envelhecimento com efeito “lifting”, baseada em nutrientes com poder anti-oxidante melhoram o tom e brilho da pele. Os alimentos principais são os que contêm vitaminas A, C e E, como é o caso da cenoura, do tomate, das frutas cítricas e do azeite de oliva.

Também ajudam os produtos ricos em cobre (frutos secos, legumes e soja), em selênio (cereais integrais, fermento de cerveja, germe de trigo e produtos lácteos) e em zinco (ovo, fígado e carne).

A água, por sua vez, é fundamental, porque sua falta resulta na desidratação e deterioração celular – causadoras do envelhecimento.

Especialistas em técnicas anti-envelhecimento acreditam que a restrição das calorias é uma das melhores formas de manter-se jovem por mais tempo. Além de uma dieta adequada, recomenda-se a prática moderada de exercícios e o controle do stress.

A herança genética é importante, mas está claro que, se nos cuidarmos, será uma vantagem. Vigiar as calorias não significa abdicar de alguns alimentos. Pelo contrário: o chocolate, com alto valor calórico, pode ser um magnífico aliado em nossa luta contra os efeitos do tempo no corpo desde que consumido com moderação. O mesmo acontece com outro produto que sempre foi considerado prejudicial para a saúde: o café. Mesmo com os riscos de dores de estômago e uma maior pressão sanguínea, dois ou três ao dia representam uma boa quantidade de anti-oxidantes no seu organismo.

Atenção ao sol! Evite as horas de maior calor, não saia de casa sem protecção solar. Finalmente use sempre bons cremes e nunca durma com a maquilhagem. De vez em quando faça umas férias descontraídas e na entrada do outono faça sempre uma boa limpeza de pele assim como antes do início do verão.

4 comentários:

Anónimo disse...

AMIGUITA, CHEGUEI! DESCULPA SÓ AGORA ENTRAR NO TEU BLOGUE, MAS TENHO ESTADO AFASTADA DO HI5...VOLTEI AGORA MAS AOS POUCOS! VI O TEU COMENTÁRIO HOJE E DECIDI ENTRAR JÁ! PARABÉNS PELO TEU BLOGUE!!!! FORÇA AMIGA ESPERO QUE CONSIGAS TUDO QUE MAIS DESEJAS! BEIJS LUISA RIBEIRO

leonardo disse...

Olá Conceição, passei por aqui para ver se você já voltou. Não vejo a hora de você voltar. Aproveitei para ler seu belo e verdadeiro artigo. Quando voltares me escreva para o E-Mail jornalanimais@gmail.com para dar-mos inicio ao nosso intercâmbio. Um abração do seu já amigo: Leonardo

leonardo disse...

Olá Conceição, passei para ver se você já voltou. Aproveitei para ler seu artigo, muito bom e verdadeiro. Não vejo a hora de você voltar. Quando voltares me escreva para o E-Mail jornalanimais@gmail.com para darmos início ao nosso intercâmbio. Um abração do já amigo: Leonardo

Anónimo disse...

Olá Conceição, passei para ver se você já voltou. Aproveitei para ler seu artigo, muito bom e verdadeiro. Quando voltares me escreva para darmos início ao nosso intercâmbio. Um abração do já amigo: Leonardo