quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Cientistas confirmam ligação entre vacina da gripe A e narcolepsia em crianças


Bem que eu não queria dá-la e dois dias depois de a dar não me conseguia mexer tive de dar entrada no hospital, daí para a frente nunca mais fui a mesma...


Agência Europeia do Medicamento admite associação


01.09.2011 - 15:26 Por PÚBLICO, Lusa

Vacina Pandemrix é administrada em Portugal desde 2009 no combate à Gripe A Vacina Pandemrix é administrada em Portugal desde 2009 no combate à Gripe A (Christian Charisius)
Investigadores finlandeses confirmaram uma ligação entre a vacina Pandemrix contra o vírus da gripe A (H1N1) e o aumento do número de casos em crianças e adolescentes de narcolepsia, uma deficiência que se caracteriza pela dificuldade da pessoa se manter acordada.

“Os grupos de trabalhos nacionais sobre a narcolepsia confirmaram que a vacina Pandemrix, distribuída no Inverno de 2009-2010, contribuiu para o aumento de casos na população entre os quatro e os 19 anos”, anunciou hoje, quinta-feira, em comunicado o Instituto Nacional para a Saúde e o Bem-Estar finlandês, citado pela AFP.

Naquela faixa etária, os doentes a quem foi injectado a Pandemrix registaram 12,7 vezes mais casos de narcolepsia do que os que não receberam a vacina, sublinha o estudo, que, contudo, revela que quem desenvolveu a doença tinha uma predisposição genética para ela.

O laboratório encontrou, pela primeira vez, anticorpos ligados a um dos componentes da substância adjuvante da vacina, o AS03, em cerca de um quarto dos indivíduos que desenvolveram narcolepsia depois de terem sido vacinados. O adjuvante potencia o efeito da vacina no sistema imunitário. Os investigadores vão continuar a observar esta reacção imunitária inédita.

Os investigadores apuraram ainda que, devido à vacina, não se registaram casos de narcolepsia em crianças com menos de quatro anos nem em jovens com mais de 19.

A Agência Europeia do Medicamento já tinha concluído haver uma associação entre a vacina contra a gripe A e os casos de narcolepsia em crianças e adolescentes, conforme anunciou em Julho a autoridade que regula os medicamentos em Portugal, o Infarmed.

O Comité de Medicamentos de Uso Humano da agência europeia recomendou que se evite administrar a vacina Pandemrix, usada em Portugal, a pessoas com menos de 20 anos.

Contudo, a agência europeia mantém que a relação benefício-risco da vacina, mesmo em pessoas com menos de 20 anos, continua positiva.

Sem comentários: