sábado, 20 de agosto de 2011

Saiba sobre os efeitos da Abobora na nossa Saúde


Abóbora ou Jerimum:

A abóbora possui alto valor nutritivo: contém grande quantidade de vitamina A, excelente para a saúde da pele, mucosas e vista. A abóbora evita infecções e ainda auxilia o crescimento.

A abóbora possui a vitamina B3 (niacina), a qual evita problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, importantes para formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.


abóbora e sementes de abóboras
A abóbora é um legume de fácil digestão, é laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária).

Abóbora é boa para diabéticos?
Sim, o carboidrato presente na polpa da abóbora é liberado para a corrente sanguínea lentamente, por isso os diabéticos podem comer abóbora, assim como quem tem colesterol alto.

Abóbora Como vermífugo
as sementes de abóbora devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.



Crua ou cozida, a abóbora serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insectos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflamações dos rins.

Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachadura ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.

Sementes de abóbora:

As sementes de abóbora são ricas em fito-estrógeno, nutriente importante para proteger o organismo de doenças cardiovasculares e prevenir o câncer. As sementes de abóbora também auxilia na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além do colesterol e como vermífugo, como dito acima. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular graças à concentração de vitamina E. Use as sementes de abóboras em saladas como snack: Coma um punhado de sementes de abóboras entre as refeições.

Pesquisas recentes mostram que as sementes de abóbora renovam os nossos genes.
“A medida em que a gente vai sofrendo pequenos

stresses ao longo do dia, estresse repetitivo, esses genes vão silenciando, é como se eles apagassem o brilho deles, quando você entra com substâncias como semente de abóbora, você consegue reativar esses genes”,conta a nutricionista Patrícia Alves Soares.

Aperitivo de sementes de abóboras torradas

Leve as sementes de abóbora para torrar ao forno, quando estiverem crocantes, tempere-as com sal.

Valor calórico da abóboras em 100g:
Abóbora: 40 cal
Abóbora moranga: 19 cal

Sem comentários: