quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Candida Albicans Estudada em Aveiro

Deixo aqui um artigo que julgo importante, espero que os estudos não parem por aqui...

"Candida albicans estudada em Aveiro
14 de Dezembro - Investigadores da Universidade de Aveiro estão a estudar o fungo Candida albicans, responsável por infecções vaginais, da pele e vias respiratórias.
Investigadores da Universidade de Aveiro estão a estudar o fungo Candida albicans, responsável por infecções vaginais, da pele e vias respiratórias.
Os cientistas descobriram que o fungo utiliza um código genético diferente do dos outros seres vivos e procuram estudar a sua adaptação a situações de "stress", tais como alterações ambientais, e ao combate imposto pelo sistema imunitário.
Manuel Santos, investigador da Universidade de Aveiro, disse à Agencia Lusa que cerca de 50 a 60 por cento das mulheres são portadoras deste fungo, em geral inofensivo.
No entanto, acrescentou, pode afectar pessoas com o sistema imunitário debilitado, como idosos, doentes com SIDA ou pacientes que fizeram transplante de órgãos.
Em situações extremas, como infecções de órgãos internos,resiste aos anti micóticos e pode ser letal.
Segundo Manuel Santos, os microorganismos têm vários mecanismos de adaptação que têm sido intensamente estudados.
Até agora não se sabia que os micro organismos podiam alterar o seu código genético e utilizar essa capacidade como mecanismo de adaptação.
Há cerca de 15 anos pensava-se que o código genético era universal, isto é, que todos os seres vivos tinham a mesma forma de transferir a informação contida no DNA às proteínas, explica o investigador.
Foram então descobertos vários casos em que havia alterações ao código genético, como nas mitocôndrias, em bactérias ou no fungo Candida albicans.
Os investigadores estão a estudar o mecanismo de alteração do código genético deste fungo com o objectivo de perceber se esta alteração significa alguma vantagem para a célula e se é importante para a sua patogenicidade ou para qualquer outro mecanismo fisiológico.
As alterações ao código genético podem evoluir através de dois mecanismos: o neutral, que não introduz qualquer mutação na célula, ou o não neutral, que introduz mutações na célula.
Este segundo mecanismo "parece ser extremamente importante para a criação de variabilidade genética", afirma o cientista.
Esta variabilidade genética aumenta a capacidade do fungo sobreviver a situações de "stress intenso", como sejam as que lhe são impostas por alterações ambientais, antibióticos ou pelo combate do sistema imunitário.
Uma das metas deste trabalho é quantificar o potencial de adaptação do fungo, por exemplo a sua capacidade para causar infecções mais fortes e de ser mais resistente a antibióticos.

Médicos de Portugal Medicina Natural Dossiers Farmácias"

Pode encontrar este artigo em: http://saude.sapo.pt/artigos/?id=792481

4 comentários:

Anónimo disse...

muitas pessoas dezem que a alimentação é importante para combater a candidese queria saber se é verdade ou não? ha descubram logo a cura para essa doença que eu não aguento mais.OBRIGADO

Conceição Ramos disse...

A alimentação é fundamental! Aqui fala a voz da experiência, alguém que tem passado por muito. À mínima asneira que faço, de comer algum alimento que faz crescer a cândida, fico logo pior. Pode ver várias entradas no meu blog onde falo sobre a alimentação adequada para quem sofre de cândida. Se tiver dúvidas entre em contacto comigo, através do email que está no canto superior direito. Temos de nos ajudar com a prática adquirida. Eu trato-me pela homeopatia e com um alergologista / imunologista. Qualquer coisa que eu possa ajudar, estou ao seu dispor.

Anónimo disse...

olá Conceição; estava procurando algumas informações sobre candidíase e achei seu blog, não pude deixar de notar a quantidade de problemas físicos que vc possui... tenho uma experiência em minha vida que gostaria de compartilhar com vc, eu sirvo ao Senhor, e Ele tem me livrado de muitas coisas ruins em minha vida, e doenças físicas estão entre elas, percebi que vc não consegue manter uma saúde boa, queria te dizer, é porque nós não somos capazes disso, mas o Senhor é, Ele é conhecido como "Jeová Rafá", isto é: Deus que te cura (ou sara), talvez vc já tenha ouvido algo sobre isto, mas quero te dizer que não estou falando de religião, mas do Senhor Jesus. Não esperava encontrar alguém assim, mas quando li um pouco do seu blog, acabei me emocionando e, realmente mesmo, lembrei do que o Senhor Jesus faz em minha vida, e não esperava fazer o que estou fazendo, mas apenas quero te dizer que se vc aceitar a ajuda dEle, crendo que Ele é o Senhor de toda a terra, e o que salva a sua vida, (Romanos 10:09,10)(João 3:16)(Marcos 16:16), e voce começar a ANDAR com Ele, Ele vai te alegrar, te ungir,(Salmo 126:06) e te curar; o maior tesouro do cristianismo não é dizer que é cristão, digo isso pq talvez vc pode ter alguma experiencia ruim com alguma pessoa ou igreja, ou talvez nao, mas saiba que a jóia mais preciosa do jardim de Deus pra nós, é o próprio Filho dEle, que Ele teve tanto amor por mim, por você, que o entregou pra sofrer no meu lugar e no seu lugar, não dá pra medir esse amor, não dá pra comparar esse amor,(João 3:16) e está bem perto de qualquer um, enquanto eu escrevo eu estou sentindo-o, e se vc leu essa mensagem e não permitiu que pensamentos sobre religião tomassem conta de vc, sei q tambem sentirá... recebe a cura do Senhor em nome de Jesus... Deus te abençoe muito!

Anónimo disse...

Oiie conceição sofro muito por essa doença quee me encomodaa muito .. tenho muito medo as vezes fico pensando em morrer pois não conseguo mais levar isso como experiencia penso que nunca mais vi ser como era atres tudo normal.. é dificil conviver com candidiase Queria um conselho como evitar para quee isso volte?
Como saber me alimentar ?
como combater essa candidiase horrivel quee volta sempre ?
Será quee tem cura?
Será que tem como me cuidar sei remedios por favor tente me avisar pois esta dificil !
Obrigada agradeço pela ajuda e estou disposta ajudar em qualquer momento .. valeu .. bjãoo...♥