quarta-feira, 9 de julho de 2008

O Guadiana em Perigo

Sabiam que a qualidade da água do Guadiana que chega a Elvas está já na classe E, que significa que está extremamente poluída? Eu não sabia, e além disso fiquei a saber que há um projecto espanhol para construir uma refinaria de petróleo na bacia do Guadiana, em Badajoz, a apenas 50km da fronteira. Duas organizações ambientais espanholas estiveram em Portugal a semana passada, para pedir aos ambientalistas portugueses que ajudem na tentativa de travar esse projecto, que será altamente prejudicial ao ambiente. Segundo o texto do Público:

“a refinação do petróleo exige lavar o produto inicial para lhe retirar os sais misturados com o carburante bruto”. Isso não está garantido da parte do promotor do projecto, o grupo industrial do empresário Alfonso Gallardo, receando-se que as águas residuais “tenham uma enorme quantidade de sais e outros contaminantes” que prejudicarão a qualidade da água do Guadiana, “já bastante afectada pelos problemas de seca e de não cumprimento de caudais mínimos”, sendo difícil cumprir a convenção de Albufeira, que os regula.

Os ambientalistas espanhóis acham mais provável que o projecto seja seja travado pela parte portuguesa do que em Espanha, onde é apoiado pela Junta da Extremadura (o governo regional) e pelo primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero. A antiga ministra do Ambiente, Cristina Narbona, opunha-se a esta refinaria mas entretanto deixou o Governo.

Ver mais em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1334939

Sem comentários: