terça-feira, 17 de junho de 2008

A Vila de Cascais

Cascais é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, onde o destino quis que um dia eu fosse habitar.
Região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 33 300 habitantes. Situa-se a cerca de 30 minutos de Lisboa, junto à orla marítima. É a quinta vila mais populosa de Portugal.
Cascais tem-se recusado ser elevada a categoria de cidade, por motivos turísticos. Cascais é sede de um município com 97,07 km² de área e 185 279 habitantes (2006), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Sintra e a leste por Oeiras e a sul e a oeste tem costa no Oceano Atlântico,na famosa Costa do Estoril.
Há pouco mais de 100 anos atrás e devido aos maus acessos costumava dizer-se que a "Cascais, uma vez e nunca mais". Porém a vila de Cascais é, desde finais do século XIX um dos destinos turísticos portugueses mais apreciados por nacionais e estrangeiros uma vez que o visitante pode disfrutar de um clima ameno (mas ventoso e húmido), das praias, das paisagens, da oferta hoteleira e gastronómica variada.

Situada junto à costa, muito do seu património monumental relaciona-se fortemente com a defesa e navegação. Como tal, em termos de arquitectura destacam-se os muitos fortes, situadas entre a praia do Abano e São Julião da Barra (já em Oeiras) e que foram até ao Século XIX de extrema importância para a defesa de Lisboa. Não obstante estes factos do seu património podemos destacar muitas ruínas romanas e visigóticas (vilas e necrópoles), Igrejas e Capelas bem como Casas senhorias da antiga nobreza portuguesa que a partir nos finais do Século XIX começou a utilizar esta costa como área de veraneio.
A seguir podem ver algumas fotografias da Vila de Cascais da minha Galeria, em www.olhares.com/conceicaobramos.
Quanto ao ditado "Cascais uma vez e nunca mais"...eu diria que Cascais é uma linda Vila para se visitar, já não a recomendo para viver, pelas suas humidades e seus ventos. Lá passei dos melhores e dos piores momentos de minha vida e de lá tive de sair por não me dar justamente com o clima.
Mas continuo a dizer que é dos mais bonitos sítios de Portugal...

Sem comentários: