quinta-feira, 12 de junho de 2008

Bicicletas de Uso Partilhado Vão ser Usadas em Lisboa


Hoje passeando por Lisboa encontrei várias bicicletas de uso partilhado a circular na Baixa da cidade...muito interessante! Adorei a ideia e fiquei sabendo pela RTP que a Câmara de Lisboa aprovou hoje um estudo para a criação de um sistema de bicicletas de uso partilhado, com cerca de 2500 bicicletas distribuídas por 250 postos na cidade.

O sistema, semelhante ao que existe em cidades europeias como Paris ou Barcelona, deverá ser instalado em Junho do próximo ano, segundo a previsão do presidente da Câmara, António Costa (PS)
Uma medida importante, mas tardia, acho eu, para estimular o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável.

O vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, considera que a proposta representa um "salto de gigante" na política de mobilidade da cidade e gostaria que o sistema estivesse criado a tempo do dia do Ambiente do próximo ano, a 5 de Junho.

A proposta foi aprovada com a abstenção da CDU e os votos favoráveis das restantes forças políticas.
O vereador comunista Ruben de Carvalho defendeu que o estudo hoje aprovado não esclarece eventuais responsabilidades jurídicas em caso de acidente dos ciclistas.

A CDU teme pela segurança das pessoas devido a uma utilização massiva e não controlada daquele meio de transporte.

Quanto a mim espero que esta medida vá em frente sem excitação e que não se limite a Lisboa e sim a todas as outras cidades do País. Deste modo poderíamos economizar algum dinheiro não só na gasolina mas também na área da saúde.
Haveria menos obesos e daí muitos outros problemas se evitariam, não falando nos doentes alérgicos os que já estão e quantos poderiam deixar de vir a ser... o país e o mundo certamente só poderá beneficiar com isto e agradecer...

Acho mesmo que se poderia aproveitar para rever os transportes públicos e os melhorar para mais e melhor. Haveria uma maior adesão aos mesmos pela população, que também precisa ser reeducada e sensibilizada para estes assuntos, que cada dia mais afligem o mundo.
As catástrofes naturais são diárias, pessoas e animais cada vez mais doentes, culturas perdidas, gentes a ficar sem casas e a morrerem diariamente devido a incêndios, a cheias, ventos destruidores, etc... que mais precisamos VER??

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho uma excelente ideia, estimular o uso da bicicleta. Apesar das famosas "7 colinas" de Lisboa, muitos percursos podem ser feitos sem problemas. E a CP e o Metro deveriam ter um bilhete especial para permitir e incentivar o transporte das bicicletas!