quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quando Não se Tem Faca Come-se com Garfo- Portugal!

Em tempos tive tudo para para dar a minhas filhas. Na época a cagança das famílias crescia e o "bonito" era usar "Marcas". As crianças na escola eram mesmo cruéis umas com as outras mostrando as suas coisas de marca umas ás outras e já querendo vassalagem por vestirem marca...achavam-se ricas, era apenas a tristeza que os Pais passavam para os filhos. Minha filha mais velha chegava a casa e pedia-me roupa e marca. Lembro-me que umas calças da Levis, um blusão, uma blusa e uns uns ténis, era uma nota preta e dava para eu comprar a minha roupa durante pelo menos dois anos, verão e inverno... já que sempre me vesti bem mas nunca liguei a ouro nem a marcas. E na verdade ela ficava despida pois tinha de mudar de roupa com frequência. Mas recordo que eu decidi dar-lhe a escolher....ou comprava várias peças ou uma de cada. Mas a influência era tanta que ela me massacrava o juízo.  Eu literalmente  comprava-lhe uma peça de cada, e não lhe comprava mais nada. Queria fazê-la entender que o dinheiro não crescia do chão nem se  semeava, eu tinha mais filhos e fazia exactamente o mesmo. Na Escola a pressão e influência   das colegas era muita,  e na adolescência é complicado. Os papás compravam até a mochila de marca aos meninos, como símbolo de fartura e riqueza, nem que para isso passassem fome. O caderno de marca, o estojo...um nojo! Os filhos descriminavam as crianças que não tinham, terrível! No entanto, nunca cedi ao facto de por eu ter condições na época,  lhe comprar mais roupa e lhe fazer a vontade, pois sempre temi o futuro. Reconheço que já naquela altura temia que um dia, estes jovens  habituados a que os papás lhes dessem tudo,  perante dificuldades da vida, não teriam condições e defesas para  enfrentar situações como as de hoje.
Era o meu sexto sentido de mulher sensível e mãe, embora muito jovem...
Sempre achei um crime esta coisa das "Marcas", e sempre que passo por lojas e vejo montras onde um porta moedas custa 500 euros, sinto vontade de a partir . Quinhentos euros? É mais do que o ordenado mimino Nacional, e eu preferia mil vezes sustentar uma família com necessidades, do que dar por uma porcaria de um porta moedas esse dinheiro, quando existe tanta fome e sempre existiu, o mundo não é Portugal.  Um verdadeiro crime, tanta ostentação... e eu sou uma mulher sempre ligada moda e á estética dentro dos parâmetros normais, e que sempre vesti bem, o gosto nada tem a ver com "marcas". Aliás eu sempre estive ligada á área,  e acho muito bem que as pessoas gostem de si, tudo dentro da normalidade sem exageros ridículos. Essas lojas, têm por vezes coisas que nem dadas eu as queria, mas as pessoas usam por ostentação, pelo nome e pela "marca", pura falta de personalidade. As pessoas devem fazer sua própria moda, e adaptar a moda ao seu corpo, não usar aquilo que por vezes as faz parecer ridículas e as desfavorece mas é "MODA" e todos usam. Cheguei a mandar a minha filha trabalhar em alturas que as notas dela desceram no 12º ano, na matemática...eu queria que ela entendesse que a vida não eram rosas, e que se queria estudar, ou estudava ou ia trabalhar. E nem por um momento me arrependo do que fiz,  graças a Deus sempre lhes dei o principal: amor e  sentido de amor ao próximo, e as vontades eram limitadas, havia regras. Ainda bem que o fiz pois mais tarde a vida mudou mesmo. Nada na vida nada é definitivo, e o que parece certo hoje amanhã pode não ser...e se não temos faca, podemos comer com garfo entendem? Nem sempre as crianças tiveram telemóveis e computadores e eram felizes, bem mais felizes que as de hoje.
Tem muita coisa que se pode fazer em casa inclusivo. Mandar os nosso jovens para fora do País, parece-me uma atitude fascista, ditadora, eles são a força de um País... e estranho.. porque ainda á pouco se dizia que Portugal não tinha jovens e que era um País envelhecido. Em se pedia para os imigrantes entrarem ...que era força jovem.
Já não têm receio de separar famílias e deixar os velhos sozinhos? Qual é a ideia obscura por trás disto? Realmente algo estranho está acontecendo...e espero sinceramente que eles não o façam. Ou os Governos querem divisas a entrar para usarem o dinheiro deles? Outra coisa que eu recomendo é que se forem para fora... não mandem vosso dinheiro para este País, onde a corrupção se instalou. Coisa é que eu já vivi num regime fascista e sinceramente nunca me senti  tão ameaçada e não sei porquê agora o sinto.
Depois do 25 de Abril, houve uma época em que um Governo de esquerda não declarado, tomou terras e Bancos e expropriou. O Povo apenas podia levantar  dinheiro uma vez por semana...4 mil escudos dos bancos, e as acções foram tomadas do povo, casas e terras invadidas.  Verdade! Mas afinal,  nada comparado com o que se sente agora e estão no extremo oposto. Portanto vai tudo dar ao mesmo lugar...sempre achei que extremos se tocam, não interessa se está á direita ou á esquerda. Eu deixei de votar no Partido, passei a votar nas ideias. Mas agora, vejo uma Alemanha na e uma França a dar ordens...e a Alemanhã,  quem não lembra do que se passou no passado? Pois vá ver...não prevejo boa coisa. A não ser que o povo meta as mãos na massa...e peço aos jovens desde País que não partam, pois são o futuro de Portugal e lutem pelo que é vosso.
Tudo muda na vida, anos atrás mulheres da minha idade eram gordas, tinham cabelos brancos, mamas caídas e não tinham dentes. Hoje têm as mamas no pescoço, dentes lindos branco azulado e fartas e lindas cabeleiras cheias de caracóis, usam mini saía para chamar a atenção, antes queriam passar despercebidas. Enfim...nem muito ao mar, nem muito á terra! Temos de ter um lugar ao sol na nossa terra dignamente, sem exibicionismos e real,  mas temos de lutar pelo nosso futuro, PORTUGAL!

Sem comentários: