quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os sintomas de candidíase variam em função do tecido afectado

Os sintomas de candidíase variam em função do tecido afectado. Por exemplo, a infecção da boca (aftas) provoca o aparecimento de placas cremosas, que são de cor branca e causam dor. Quando se localizam no esófago, há dificuldade em engolir e comer. Se as válvulas do coração se encontram afectadas, pode surgir febre, sopro cardíaco e aumento do baço. Uma infecção da retina (a membrana sensível à luz que se encontra sobre a superfície interna da parte posterior do olho) pode provocar cegueira. Uma infecção do sangue (candidemia) ou do rim pode ocasionar febre, diminuição da tensão arterial (choque) e uma menor produção de urina.

Muitas infecções causadas por Cândida são diagnosticadas através dos sintomas. Para estabelecer um diagnóstico definitivo, é preciso observar os fungos numa amostra de pele examinada ao microscópio. A cultura das amostras de sangue ou do líquido da espinal medula também pode revelar a presença dos referidos fungos.




A infecção por Cândida pode provocar a formação de placas brancas na boca,aspecto de um musgo esbranquiçado com rebordos da língua avermelhada.

Sem comentários: