sábado, 21 de junho de 2008

A Estação das Férias, do Tempo Bom e da Sensualidade

A estação das férias, do tempo bom e da sensualidade é também época de enchentes, de maior risco de cancro de pele e de desidratação. Além de usar protector solar, beber mais água e alimentar-se com comidas leves, outros cuidados menos básicos, como evitar os parques na hora do sol a pino, por conta da alta concentração de ozono no ar são necessários.
Ter uma queimadura forte, com bolha ou vermelhidão, durante a infância ou até os 20 anos é o suficiente para entrar no grupo de risco.
No verão, aumenta a incidência dos raios ultravioleta A e B. O raio ultravioleta A (mais responsável pelo envelhecimento da pele) fica na mesma concentração durante todo o dia, o raio ultravioleta B aumenta no período das 10h até as 15h,o pico é às 12h. São esses os maiores responsáveis pelas queimaduras solares e, por consequência, pelo cancro de pele. Pessoas com pele, olhos e cabelos claros, com muitas sardas ou com antecedentes na família têm mais chances de desenvolver esse cancro. Os cancros mais comuns são o carcinoma basocelular que é o "mais bonzinho" e o carcinoma espinocelular, que têm índice de cura maior e dificilmente enviam metástase. O melanoma cutâneo é o o mais raro e grave, pois tem chance de metástase maior. É preciso estar atento a feridas que não cicatrizam, lesões com aumento rápido e pintas que mudam de cor ou que passam a ter bordas irregulares.
Os protectores solares devem ser passados de 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicados a cada duas horas, chapéus e sombra também são bem-vindos. Existe ainda o efeito do raio ultravioleta que é cumulativo. Eles penetram no núcleo da célula e causam uma mutação que fica registada no DNA. No futuro, o acumulo de mutações pode gerar uma célula cancerígena.
No verão, existe uma maior concentração de ozono no ar. Esse tipo de poluente leva o organismo a fechar as vias aéreas e limitar a amplitude da respiração como forma de defesa. O ozono é o resultado da acção do calor e do sol sobre outros poluentes que saem das chaminés das fábricas e dos automóveis, por isso é chamado de poluente secundário. Os maiores níveis de ozono não são encontrados propriamente onde há fumo, muitas vezes ficam a centenas que quilómetros dos poluentes primários.
Os problemas respiratórios não são exclusividade do inverno. O alto nível de ozono no ar característico do verão também está relacionado com o agravamento de asma e as infecções de nariz e seios da face, como sinusite e rinites. O poluente também inibe o batimento dos cílios das vias respiratórias, que ajudam a remover as impurezas do que é inalado. Dessa forma, as bactérias ficam mais tempo em contacto com a mucosa dos órgãos respiratórios.

Sem comentários: