segunda-feira, 30 de junho de 2008

Chama-se Nazaré e Foi em Agosto de 2006...


Foi em Agosto de 2006, que apareceu nas praias da Nazaré uma cria de Baleia-piloto, de sexo masculino com 1,70m de comprimento, as autoridades respectivas tiveram conhecimento, e ela foi transportada para o abrigo mais próximo para reabilitação, mas três meses depois as infra-estruturas tornaram-se pequenas para o crescimento da Nazaré (assim se chamou). Foi assim que Nazaré foi parar ao Jardim Zoológico de Lisboa, em Novembro de 2006, já com 175kg e 2m de comprimento. No seu novo espaço Nazaré teve de ser alimentada a sonda, com uma fórmula de leite especifico para cetáceos. Tiveram de assegurar a observação de Nazaré dia e noite com o apoio da Equipa do Centro de Vida Marítima e de muitos voluntários. Nazaré teria de aprender a comer peixe, aprender a ter comportamentos característicos da sua espécie. Assim após um ano comeu o seu primeiro peixe...
Em Fevereiro e 2008, o mau tempo que se fez sentir em Lisboa com as fortes chuvadas provocou inundações na lagoa onde ele se encontrava, obrigando ao transporte imediato e urgente para o Delfinário causando nela um retrocesso do desenvolvimento, todavia hoje já aprendeu a longos períodos de brincadeiras e mergulho cada vez mais longos e frequentes já fazendo algumas graças no espectáculo do Jardim Zoológico. Mais uma vez só vendo a atitude de carinho e amor destes e outros animais para com o homem faz-me sentir envergonhada como representante do mesmo.
Já agora, aproveito para dizer que o Grupo dos Amigos do Jardim Zoológico (G.A.J.Z.) foi fundado dia 21 de Junho de 1914 com o objectivo de angariar fundos para o Jardim Zoológico, mais concretamente, para o enriquecimento da sua colecção animal e para a renovação e modernização do espaço do Parque. Se quer colaborar com o Jardim Zoológico e associar-se à conservação da vida animal, torne-se sócio do GAJZ. Para saber mais, visite o site http://www.zoo.pt/gajz.aspx.

1 comentário:

Anónimo disse...

hehehe eu vi exa menina a brincar..
é tão fofa...
bjs