quinta-feira, 5 de junho de 2008

Tribunal proíbe RTP de emitir tourada de domingo antes das 22:30

A RTP foi proibida pelo Tribunal de Lisboa de emitir uma corrida de touros antes das 22h30 de domingo, tendo o tribunal considerado que contém imagens violentas para crianças.

A transmissão da tourada pela RTP, prevista para as 17h de domingo, não poderá acontecer antes das 22h30, decretou o Tribunal de Lisboa, que considerou o programa «violento e susceptível de influenciar negativamente crianças e adolescentes».

A decisão foi tomada na sequência de uma providência cautelar interposta pela Associação Animal que visava restringir a exibição televisiva de touradas pela RTP.

O tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada.

A Lusa contactou a RTP para saber se já tinha recebido a notificação do tribunal e se iria acatar ou recorrer da decisão, mas até ao momento não foi possível obter nenhuma posição.

Associação "aplaude"

A decisão foi qualificada pela associação Animal como «verdadeiramente notável» por confirmar as «alegações avassaladoras contra a exibição televisiva de touradas e contra os perigos que esta representa - justamente pela violência contra os animais que exibe».
Agora a Animal quer avançar com a acção principal do processo que pretende, como explicou o presidente da associação, que as televisões «não voltem a transmitir touradas fora do período compreendido entre as 22:30 e as 06:00 e sem a difusão permanente de um identificativo visual apropriado»

Notícia original aqui: http://www.destak.pt/artigos.php?art=11742

Quanto a mim venho deixar aqui o meu sincero apoio nestas e noutras medidas a tomar no sentido de proteger os animais as crianças e o próprio homem , de gostos tão desumanos.

4 comentários:

Joana disse...

Fiquei muito adminirada com a notícia. Cheguei a ouvi-la no programa SOSANIMAL RADIO. As leis estão aqui para se cumprir, mas as que se referem a animais normalmente não chegam aos tribunais. Esta foi uma pequena e boa vitória.

Já não sei como vim bater ao seu blog, mas foi a navegar em sites e blogs de animais.

É bom saber que há mais gente que se dá ao trabalho de divulgar, sensibilizar e que se preocupa com o ambiente e os animais! Espero que cresça cada vez mais esse número.

MCRamos disse...

Olá Joana! Obrigada pelo seu eu apoio, como diz todo o apoio é pouco e é preciso sensibilizar as pessoas, o verão está á porta e é dramático ver a coragem que certas pessoas tem para abandonar os animais, espero que continuo a visitar meu site e a comentar. As pessoas tem de compreender o como são primitivas e sem sentimentos e sem valor e como devem sem desprezadas pela sua atitude...Um grande abraço, Conceição

leonardo disse...

Olá Conceição, muito boa a notícia e a sua iniciativa em divulga-la passando para mais pessoas. O bom mesmo é quando chegar o dia da notícia do fim das touradas. Ainda bem que aqui no Brasil não há. De toda maneira fico muito triste e aborrecido com as de Portugal e sei que por ai há pessoas maravilhosas como você que lutam para o fim dessa carnificina. Leonardo

Joana disse...

Devemo-nos apoiar cada vez mais uns aos outros e juntarmo-nos, sermos um grupo forte. Um dia algo de muito importante pode precisar da nossa força e ao termos os contactos de todos, é só espalhar a notícia.

O seu blog já está na minha lista de "visitantes amigos dos animais" do lado direito do meu blog. Obrigado por ter assinado o meu livro de visitas! Beijinhos